É preciso retirar São Pedro do mercado livre.

http://www.valor.com.br/empresas/4136822/grandes-consumidores-voltam-ao-mercado-livre

As declarações de João Carlos Mello da Thymos Energia só não causam indignação no Brasil. Não que ele esteja revelando algo ilegal! Está simplesmente traduzindo o absurdo da realidade do mercado livre.

Um morador do Rio de Janeiro, com bandeira vermelha, está pagando R$ 370/MWh por sua energia. Esse preço absurdo, resultado de erros de gestão que esvaziaram os reservatórios e jogaram a culpa exclusivamente em S. Pedro, é que está reduzindo a demanda e ajudando a “consertar” as trapalhadas feitas em 2012.

Se vocês repararem bem, a previsão de redução de preço no mercado livre feita por esse especialista está resumida na frase: “Qualquer chuva que cair mais forte, vai derrubar esse preço”. Que preço é esse? R$ 209/MWh, 40% mais baixo do que é cobrado do cidadão!

Se os consumidores brasileiros soubessem o que está acontecendo, diriam: Epa! O que é que São Pedro está fazendo ai no mercado livre?

A pergunta que nem o consumidor, nem a imprensa e, pior, nem os técnicos sérios do setor fazem é: De quem é a água que passa nas turbinas das usinas? Quer dizer que todo esse esforço caro de recuperação de reservatórios só vai trazer benefícios para o mercado livre?

Como se vê, fica tudo por isso mesmo.

 

 

 

  1 comentário para “É preciso retirar São Pedro do mercado livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *