Em MG, São Francisco está por um fio – Valor

Comentário: Não foi por falta de aviso. O gráfico abaixo mostra que as vazões do S. Francisco estão decrescendo em relação à média (MLT) há mais de 10 anos. A curva preta é a média móvel de 12 meses. Como ficam as garantias físicas de todas as usinas do sistema perante essa nova realidade?? Atenção: Não afeta apenas as usinas do S. Francisco!


 

A ameaça é grave: o volume útil do reservatório da usina de Três Marias, em Minas Gerais, pode chegar a zero até novembro. Hoje, tem menos de 8% de sua capacidade. Se isso acontecer, um trecho de cerca de 40 quilômetros do São Francisco, logo depois da usina, ficará sem água, transformando parte do rio, célebre por sua perenidade, num leito de areia e pedras.

Além de uma tragédia ambiental, com a morte dos peixes ao longo de todo esse trajeto e dos animais que dependem do rio, há também o fantasma do desabastecimento. Indústrias que dependem da captação de água e movimentam a economia local correm o risco de fechar temporariamente. Produtores no polo de agricultura irrigada ainda não sabem o que fazer. Representantes da sociedade civil reclamam que, apesar da crise, nenhum plano de contingência foi elaborado para lidar com o cenário de fim do volume útil da represa.

  5 comentários para “Em MG, São Francisco está por um fio – Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *