EVENTOS


Novos Desafios do Setor Elétrico Brasileiro

Mapa não está disponível

Data / Hora
Data - 05/07/2017
All Day

Localização
Rua Ferreira Viana 81
Rio
RJ
22210-040
Catete

Categorias Sem Categorias


Seminário

 NOVOS DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

LOCAL: Windsor Florida Hotel – Catete /Rio de Janeiro

Dia 05 de Julho de 2017

8h30 às 18h00

Vagas limitadas

O ano de 2016 foi marcado pelo aprofundamento da crise econômica e por graves problemas políticos. O cenário é de alto nível de desemprego, muitas empresas endividadas e uma economia com excesso de capacidade ociosa. Algum impulso de recuperação poderia ocorrer via investimento público, mas o Estado brasileiro está em situação de aguda restrição financeira.

Uma das carências da economia é a eliminação dos gargalos em infraestrutura. Em situação normal, o setor elétrico seria um segmento que contribuiria para a atração de novos investimentos e, estando na base da cadeia econômica, poderia destravar o crescimento.

Todavia, o atual modelo regulatório do setor apresenta grande instabilidade, o que tem causado disputas judiciais e, evidentemente, insegurança aos investidores. Como é do conhecimento geral, o setor elétrico foi submetido a medidas que se mostraram equivocadas e inócuas para redução de tarifas.

A intervenção, feita principalmente no sistema de renovação das concessões, não atingiu seus objetivos. Uma situação hidrológica desfavorável e as intervenções contábeis resultaram em uma elevação considerável nas tarifas. Nesse contexto, o Grupo Eletrobras, histórica e estrategicamente a “alavanca” dos investimentos, foi enfraquecido e descaracterizado de suas funções. Na prática, tendo sido parcela importante no passado, o autofinanciamento setorial foi praticamente anulado.

Entender a origem da crise nos últimos anos é essencial para evitar a repetição de equívocos. Desde a sua fundação em 1996, o Instituto ILUMINA promoveu o debate de ideias no setor elétrico brasileiro. Visões distintas sobre a origem dessa crise e os desafios que o setor terá que enfrentar são o caminho a percorrer.

Grandes mutações tecnológicas surgem no horizonte, o que trará outro desafio. Como essas mudanças afetarão o singular sistema brasileiro?

O evento é organizado pelo Instituto ILUMINA e pelo Programa de Planejamento da COPPE/UFRJ e será no dia 05 de julho de 2017, no Windsor Florida Hotel localizado à rua Ferreira Viana, 81 no bairro do Catete, no  Rio de Janeiro,  ao lado da estação Catete do metrô.

A presença será somente através de convites, pois os lugares são limitados. A solicitação de inscrição será pelo e-mail seminario.renovaveis@ppe.ufrj.br até 03 de julho.  O participante deverá informar: nome completo, formação, telefone de contato e empresa ou Instituição a que está vinculado.

O seminário, após a sessão de abertura, será composto por quatro sessões com debates conforme programação abaixo.