Lava – Jato investiga SPE’s do Setor Elétrico – O GLOBO

http://oglobo.globo.com/brasil/empresas-com-agentes-privados-capitais-publicos-no-foco-da-lava-jato-19586224

Análise do ILUMINA:

Nada contra empreendimentos privados no setor elétrico. Nada contra empresas estatais que mostrem sua competência. Nada contra parcerias entre o estado e o setor privado, mas, nesse caso, além da competência é preciso transparência.

Na atual situação política e econômica do Brasil, é mais do que evidente que é preciso ter muita atenção nas parcerias feitas entre as empresas estatais e o setor privado.

Os focos principais da reportagem são as influências políticas e os suspeitos negócios que ocorrem nessa SPEs. O ILUMINA acha que há uma óbvia questão estrutural que já deveria ser lembrada antes de tudo. Parceiras para a construção de usinas não podem ser classificadas como associações simplistas. Por exemplo, se estivéssemos comentando uma associação de Furnas com a Tractebel, duas empresas com experiência no planejamento, construção e operação de usinas, essa observação não caberia, pois, pelo menos, há uma isonomia de expertise.

O que é evidente é que essas empresas não têm currículo e porte para exercerem o controle acionário de projetos onde as estatais são sempre minoritárias.

Além da honestidade das licitações, quem garante que os custos administrativos dessas SPEs não são assumidos pela estatal? Afinal há 179 SPE’s “penduradas” na Eletrobras que, por outro lado, foi “sacrificada” pela atitude voluntarista de redução tarifária sem examinar as causas. Se essa falta de transparência resulta em custos desproporcionais para a Eletrobrás, hoje, dada a sua penúria, com certeza recursos dos contribuintes serão usados para cobrir esse rombo.

Finalmente, é preciso denunciar o falso discurso de que o governo “afastado” não privatizou. Como exemplo, basta examinar o organograma de Furnas para perceber que classificá-la de estatal já é um exagero. No gráfico, apenas os ativos dentro do quadrado vermelho são de Furnas. É só um “jeitinho” diferente e sem transparência de privatização.

  5 comentários para “Lava – Jato investiga SPE’s do Setor Elétrico – O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *