ONS terá dificuldade este ano para repetir a estratégia adotada em 2014 – Valor

http://www.valor.com.br/brasil/3917618/ons-tera-dificuldade-para-repetir-este-ano-estrategia-adotada-em-2014

Comentário:

A principal declaração da reportagem é a de Edvaldo Alves Santana, ex-diretor da Aneel: “A saída é ter mais térmicas e menos consumo, não restam alternativas”.

Outro trecho: A estratégia usada em 2014 poderá ter resultados menos expressivos em 2015. Nos principais reservatórios de cabeceira, o estoque acumulado até agora é bem inferior ao verificado no mesmo período do ano passado, dificultando ainda mais a tarefa do operador.

O que parece ser apenas um detalhe operacional expõe a fragilidade e o defeito genético do modelo comercial adotado. O que é espantoso é que declarações como essa não provoquem imediatamente alguma reflexão sobre a metodologia que definem as garantias físicas de TODAS USINAS DO SISTEMA.

O ILUMINA explica porque:

  1. Concordamos com a frase “A saída é ter mais térmicas e menos consumo, não restam alternativas”.
  2. A diferença é que, quando o ILUMINA diz isso, reforça a idéia de que o sistema está em desequilíbrio. Faltam usinas. Térmicas e hidráulicas!
  3. Se não forem suficientes, o consumo tem que ser menor!
  4. As estratégia de uso dos reservatórios e térmicas são meras opiniões? Não! Ela surge de um modelo matemático que determina o uso da reserva ou de geração térmica.
  5. Esse modelo indica a estratégia através de um parâmetro chamado custo marginal de operação (cmo).
  6. Se a estratégia será alterada, isso será feito sem mudanças nesse parâmetro? A operação será opinativa?
  7. Se a resposta a última pergunta confirma a necessidade de se alterar a formação do CMO, então, basta dar uma olhada nas fórmulas abaixo (portaria 303/2004 do Ministério) para compreender o que diz o ILUMINA.

  • A complexidade dessas fórmulas já é motivo de espanto para alguns leitores, mas esse é o modelo que estamos usando e que influencia na sua conta de energia. Você pode até não acreditar, mas é por conta dessa confusa matemática que estamos na situação atual.
  • Não precisa compreender tudo para perceber que, se as mudanças forem feitas respeitando o modelo matemático, o cmo será alterado e, consequentemente, as garantias físicas também deverão ser.
  • Trocando em miúdos: O sistema que atende o consumidor brasileiro NÃO TEM A GARANTIA QUE DIZ TER!

Enfim, a falta de vontade de examinar o cerne de sistemas já é uma marca registrada brasileira. Parece que teremos que “sofrer” mais uma pouco para chegarmos a essa óbvia conclusão. Pior! O Dr. Edvaldo sabe disso, mas ……

  8 comentários para “ONS terá dificuldade este ano para repetir a estratégia adotada em 2014 – Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *