Pronunciamento: Vocação hidrelétrica


O ILUMINA PRONUNCIA-SE, MAIS UMA VEZ, A FAVOR DA VOCAÇÃO HIDRELÉTRICA DO BRASIL

Não seria dificil, durante a elaboração do planejamento estratégico do sistema elétrico
brasileiro, definir com razoável precisão, para cada usina hidrelétrica no horizonte do plano, os custos a serem agregados para o cumprimento das exigências e mitigações sociais e ambientais.
Ousamos afirmar que, na absoluta maioria dos casos, essas fontes de geração permanecerão extremamente competitivas com as fontes térmicas que usam combustiveis fosseis, essas sim, cada vez mais contraprodutivas no cenário das mudanças climáticas.

Resta lembrar também que ao longo deste século o planeta poderá ter sérios problemas de
disponibilidade de água doce. O Brasil poderá ser exceção nesse cenário. Sobretudo se mantivermos crescente a capacidade de armazenamento, com o permanente controle qualitativo e quantitativo das bacias, viabilizando-se, por exemplo, a disponibilidade de água de refrigeração para a eventual interiorizaçãode fontes nucleares.

Categoria