Sobre o acidente na usina hidrelétrica de Sayan-Shushenskaya, na Rússia, no dia 17de agosto de 2009,recebemos informações preliminares, que divulgamos.
Essa hidrelétrica, uma das maiores da Russia, tem características muito semelhantes às grandes hidrelétricas brasileiras, conforme se vê pelas informações e fotos.
Dados técnicos da hidrelétrica:
10 unidades de 650 MW, total 6500MW, com turbinas tipo Francis.
Local: Rio Yenisei na região Khakassia, Russia
Suprimento: 10% da energia da Sibéria, correspondente a ¼ da empresa RusHydro, pertencente à produtora de alumínio RusAl.
SOBRE O ACIDENTE:
Começou na unidade 5 e destruiu pelo menos 5 unidades geradoras. Três unidades foram pouco destruídas.
Anunciadas 76 mortes, provavelmente de trabalhadores que faziam manutenção no momento.
Prejuízo avaliado em300 US$ milhões.
ANÁLISE PRELIMINAR:
Pelo que se conclui das informaçõesdivulgadas,o acidente foi causado por um golpe de ariete, devido ao bloqueio de um pennstock e da caixa espiralada de uma turbina, por algum tronco de árvore que passou pela grade de proteção.
Não foi, portanto, uma falha da barragem em si, mas sim de equipamentos mecânicos talvez mal projetados.
Aguarda-se a divulgação oficial das causas do acidenteque deverá ser feita por uma comissão interministerial, informou o Ministério da Energia da Rússia.
Fonte: www.1tv.ru
FOTO:depois do acidente
