Artigo: Aniversário de Estreito

USINA HIDRELÉTRICA LUIZ  CARLOS BARRETO DE CARVALHO – UM ANIVERSÁRIO

 

Tal como Cotrim,  Luiz Carlos enviaria uma mensagem eletrônica do seu endereço lcbcarvalho@celesteparaiso.gov.ceu. Conhecedor e testemunha de um período exemplar de Furnas, faria algumas ressalvas sobre o conteúdo do filme recém divulgado das festividades do 40º. aniversário do inicio da operação da usina que ganhou seu nome.

 

Como a mensagem eletrônica ainda não chegou, assumimos os pertinentes comentários.

 

Começamos lembrando que o inicio das obras da usina foram anunciadas no dia da inauguração festiva de Furnas ( gradativamente com suas unidades em operação desde meados de 1964) com a presença do Presidente Castelo Branco.

Um retorno mais intenso ao interesse pela história empresarial de Furnas, através de uma busca profunda nos arquivos, contribuiria para o conhecimento daqueles tempos em que uma equipe jovem foi trazida para Furnas em todas as suas áreas. Passando a primeira pessoa do singular, sugiro que um conjunto de documentos de projeto seja trazido à superfície. O projeto executivo da pequena subestação da obra da usina totalmente elaborado por mim, membro da pequena equipe do Departamento de Eletrotécnica (DEL). Num período de tempo muito curto essa subestação foi posta em operação.

A gestão do empreendimento não foi pelo esquema de turn-key, tão em moda nesses tempos de seqüela da privataria. Nem foi por uma empresa de propósito específico.  Seguiu a experiência de sucesso da  gestão da hidrelétrica de acumulação plurianual no alto Rio Grande, resultado  do vislumbre clarividente daquela geração de pioneiros.

A empresa criou equipes muito competentes de construção e montagem eletro-mecânica das usinas e logo, simultaneamente, de subestações. O comissionamento de cada empreendimento  tornou-se tarefa de grupo de engenheiros e técnicos alocados nas nascentes áreas de operação e manutenção. Enfim, um óbvio esquema gestionário usual em boas empresas de eletricidade do mundo.

O filme comemorativo registrou a presença  das equipes de construção e montagem. Veteranos saudosos são entrevistados. Mas esqueceu outra faceta macro gestionária dos empreendimentos de Furnas. A preponderância e responsadabilidade primeira das áreas de engenharia na coordenação do projeto executivo de cada empreendimento de geração e transmissão em intima e cotidiana ligação com as atividades de elaboração de especificações, licitação e análise de concorrências de cada  um dos sistemas, equipamentos e materiais principais e os denominados de uso corrente.

 

Outro grupo que não poderia ser esquecido é aquele que, sobretudo a partir do final dos anos sessenta, tornou a empresa autônoma na elaboração de planejamento e estudos de sistemas de geração e transmissão, evitando a necessidade da contratação de consultoria externa.

 

Quem sabe o filme comemorativo tenha sido programado curto, com espaço só para o registro do pessoal de construção e montagem, como se tivessem caído do céu o projeto executivo, os sistemas, equipamentos e materiais e o enorme esforço gerencial para que os cronogramas fossem mantidos com os menores desvios possíveis. Não acreditamos que essa tenha sido a razão do desaparecimento na história  das  equipes pioneiras e crescentes de engenharia de projeto. Que na ocasião foram qualificadas como tendo uma inédita “volúpia executiva”, conscientes que militavam “na-zona-do-agrião” do andamento dos empreendimentos.

Ao longo da última década do século XX e primeira do século XXI podemos  diagnosticar uma tendência de colocar de cabeça para baixo o processo gestionário. Passaram a  preponderar as áreas de construção e suprimento. Quem sabe seja essa  a razão do  cancelamento stalinista de fatos e pessoas. Exemplo recente pode ser constatado no painel de nomes entronizado no acesso ao auditório da empresa.

Será que o acervo documental histórico da empresa esteja conceitualmente sendo negligenciado?  Tudo leva a crer que sim. Bem como a cultura .

 

Olavo Cabral Ramos Filho                                

                                              15/09/2010

Categoria