Por que não levar à sociedade as vantagens de um projeto de acumulação plurianual?

CONTRADIÇÕES TRÁGICAS

 

 O presidente de Eletrobrás apregoou aleluias ao aumento da capacidade instalada do projeto da usina São Luiz do Tapajós. Crescimento de cerca de 30% em relação à capacidade instalada calculada na fase de inventário.

 Em seguida o mesmo senhor alardeou o pequeno reservatório da usina. Algo como no máximo a área alagada da cheia usual numa área coberta de floresta. Não ficou claro se a área alagada seria da cheia máxima histórica.

 Enfim, um alagamento que não permitiria essa usina exercer seu bem vindo papel de acumuladora plurianual de energia no sistema interligado.

 

 Questionamos:

 

(a) Por que essa submissão apriorística aos ambientalistas ?

 

(b) Por que não levar à sociedade com clareza as vantagens de um projeto de acumulação plurianual ?

 

(c) Por que não demonstrar que os impactos de uma área alagada maior não traria o apocalipse que os ambientalistas nacionais e internacionais propalam, desde  que, é óbvio, todas as outras compensações e mitigações ambientais e sociais fossem  implementadas, mesmo que fossem necessários recursos financeiros suplementares a fundo  perdido ?

 

 Olavo Cabral Ramos Filho

 

Categoria