As pedaladas elétricas ficaram oclusas – TV Globo

Fantásticas reportagens, mas…

O programa Fantástico exibiu uma grande e oportuna reportagem sobre a alta de preços da energia elétrica.

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/reportagem-especial-mostra-por-que-conta-de-luz-anda-tao-alta-no-brasil/4300688/

O programa abordou principalmente o atraso de obras, um dos problemas de gestão do setor. Contudo, apesar de muito bem feita, quem assistiu a apresentação pode pensar que as tarifas estão caras por conta de atrasos devido às greves e vandalismo ocorridos em algumas obras. Pode também achar que o atraso de linhas de transmissão no caso de usinas eólicas pode ser responsável por esse uso extenso de caras térmicas. Esses não foram os motivos principais.

Infelizmente, perdeu-se a oportunidade de mostrar a verdadeira causa da situação atual. O Ilumina tem insistido no simples conceito de gestão de reservas.

Reservatórios se esvaziam se não entra água, mas também se esgotam quando se abusa de seu papel.

De 2009 até setembro de 2012, data do anúncio da interventora medida provisória 579 que reduziu tarifas artificialmente, o uso de térmicas permaneceu muito baixo. Mesmo unidades com preços muito inferiores às atuais permaneceram desligadas. O sistema mostrava a crescente deterioração da reserva, mas, mesmo assim, as térmicas só começaram a socorrer os reservatórios em outubro de 2012, uma estranha e inexplicável coincidência.

O gráfico abaixo já foi publicado inclusive em artigos de jornal. Fica evidente que existiu uma política de uso de térmicas pré MP 579 e outra pós MP 579. Essa coincidência precisa ser explicada pelas autoridades do setor. O silêncio nos permite supor que se aguardou o anúncio da redução tarifária para, tardiamente, “socorrer” a reserva que se esvaia a cada ano.

Além dessa evidência, dados oficiais da Câmara de Comercialização (CCEE) mostram a verdadeira “pedalada elétrica” feita nesse período. A área rósea do gráfico abaixo mostra que as usinas hidráulicas geraram aproximadamente 150 Milhões de MWh acima da sua garantia física de 2009 até setembro de 2012. O histórico mostra que nunca houve comportamento semelhante. Ora, não há como preservar água nos reservatórios dessa maneira.


Os atrasos de obra mostrados pelo fantástico seriam mais um motivo para adotar uma gestão mais cuidadosa da reserva, agravando ainda mais a responsabilidade dos gestores.

Infelizmente o consumidor não percebeu a pedalada elétrica no programa.

 

  2 comentários para “As pedaladas elétricas ficaram oclusas – TV Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *