Duas notícias que aparentemente não têm relação. De um lado, nosso vizinho com as empresas privatizadas ainda tendo problemas de abastecimento envolvendo 18 subestações!!!!! Do outro, os lucros astronômicos das empresas privatizadas no Brasil. Como se vê, a privatização foi muito boa para os novos donos, como noticiam os reporteres da InvestNews, com o tom próprio de informativos econômicos. Quanto à qualidade do fornecimento e resultados de novos investimentos….Bem, vamos aguardar o verão….
Argentina é atingida por blecaute
SANTO ANDRÉ, 4 – Mais de um milhão de pessoas ficaram sem luz ontem em Buenos Aires por causa da queda de 18 subestações das empresas EDENOR e EDESUR, que abastecem a capital argentina. O apagão foi atribuído pelas companhias a falhas no sistema de alta tensão externo. Além do blecaute, no mesmo momento um incêndio decorrente de um curto-circuito destruiu parcialmente uma estação de EDENOR. Fonte: Diário do Grande ABC (AD)
O belo dividendo das privatizadas
São Paulo, 6 de outubro de 1999 – As companhias privatizadas estão pagando uma remuneração ao acionista acima do mercado. Neste ano, o ganho médio do acionista medido pelo ‘dividend yield’ (relação entre o dividendo distribuído e o preço da ação) está em 8% considerando as companhias mais negociadas em bolsa. Já as empresas que passaram do setor público ao privado pagaram até 20,54% de remuneração ao acionista, como é o caso da Polialden, segundo dados levantados pela Economática. A privatização deu novo fôlego à política de dividendos. Companhias que antes da desestatização nem distribuíam dividendos estão pagando até mais de 100% do lucro. Essa política mais agressiva pós-privatização foi possibilitada pelo aumento da lucratividade, mas contou com um outro fator de igual importância: a necessidade de capitalizar os novos controladores e amortizar financiamentos feitos para a compra da empresa. Fonte: Invest News (Lucia Rebouças e Nelson Rocco)
Entrelinhas
Outras entrelinhas