Energia alternativa em S. Francisco (EUA)

Fezes viram energia em São Francisco


Programa vai usar dejetos de cães



SÃO FRANCISCO – A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, vai transformar fezes de cães e gatos em gás metano, que será usado como combustível para geração de eletricidade e calefação das residências.



Daqui a alguns meses, a Norcal Waste Systems Inc., empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, vai iniciar o programa piloto de recolhimento das fezes. Os excrementos serão retirados de parques em sacolas biodegradáveis




A iniciativa surgiu depois do resultado de uma pesquisa que concluiu que 4% do lixo da metrópole eram fezes de bichos de estimação. São Francisco tem uma população de cães estimada em 120 mil.




As fezes serão depositadas em um tanque digestor, que utilizará microorganismos para processar o material, provocando a emissão de metano. O gás será queimado para movimentar uma turbina e assim produzir eletricidade. Autoridades esperam reciclar 6.500 toneladas por ano.



– Esses animais deixam muito excremento em jardins e nas ruas que podem se tornar uma fonte de contaminação dos lençóis freáticos – realça Will Brinton, especialista em reciclagem.








(JB)

Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *