Republicamos , sem maiores comentários, o texto RENASCIMENTO DA ELETRONET no qual o Ilumina registrou sugestões em abril de 2007:
O RENASCIMENTO DA ELETRONET
Um detalhado anteprojeto foi elaborado em 2005 por um grupo informal coordenado pelo então presidente da Lightpar, engenheiro Joaquim Francisco Carvalho. Além de Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul, detentoras da infra-estrutura da rede de fibras óticas em operação, foram chamados a participar do grupo, o SERPRO, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (RNP).
O anteprojeto incluiu uma análise detalhada das compatibilidades e complementaridades dos sistemas Eletronet, SERPRO, SLTI e RNP, bem como suas interfaces.
< "schemas-houaiss/mini" />
Espera-se que o renascimento da Eletronet venha a acontecer na forma de um modelo de gestão integrada de todas as redes na forma, por exemplo, de um Consórcio Público. Mais esperado ainda seria que o processo de busca desse modelo de gestão seja exclusivo das entidades públicas detentoras da rede e daquelas interessadas ou cedentes, evitando-se qualquer intermediação eventual de “financial advisers” em nome de bancos privados e dos fornecedores interessados na solução definitiva do processo de falência da Eletronet. Ter também com bastante clareza que o uso público da rede ainda permitiria margens de utilização por empresas privadas de telecomunicação de até 80% da sua capacidade, preferencialmente através de licitação.
ILUMINA
10/04/2007