CNPE realiza reunião nesta quinta-feira, 8, para discutir gás
Governo está mobilizado para evitar novos cortes no fornecimento. Petrobras vai retomar investimentos na Bolívia
Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Negócios
O Conselho Nacional de Política Energética realizará nestaquinta-feira, 8 de novembro, reunião com todos os seuscomponentes e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião acontecerá na sede da Petrobras, a partir das 11 horas,no Rio de Janeiro. A pauta do encontro não foi divulgada, mas a crise do gás natural deve estar no topo das prioridades na reunião.
A mobilização do governo para recuperar o tempo perdido na questão aumentou nos últimos dias. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, esteve na Bolívia na última terça-feira, 6, para tratar da retomada dos investimentos da estatal naquele país. Ele se encontrou com o ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas; e com o presidente da YPFB, Guillermo Arequipa. O executivo prepara o campo para a assinatura de acordo entre os presidentes Lula e Evo Morales no dia 12 de dezembro em La Paz.
Os dois lados terão ainda um outro encontro entre os dias 26 e 30 de novembro para acertar os detalhes da retomada de investimento. Gabrielli disse, após a reunião de quatro horas, que há condições legais na Bolívia para a expansão do aporte da Petrobras naquele país. “Nós temos um marco legal na Bolívia, temos um contrato de produção e temos as condições legais definidas. Com essas condições legais é possível analisar as condições econômicas para ampliação dos investimentos”, disse o executivo à agência estatal de notícias ABI.
Do outro lado do campo, o presidente Lula tentou acalmar os ânimos daqueles que já vaticinaram uma crise de energia para o país. Segundo o presidente, não há risco de falta de energia no país até 2012. Ele assegurou que o Brasil irá descobrir novas reservas de gás ou importará o combustível necessário para atender a demanda nacional.
“Vamos descobrir o gás que precisamos decobrir ou vamos comprar o gás que precisar comprar”, garantiu o presidente nesta quarta-feira, dia 7,em cerimônia no Palácio do Planalto na abertura do 5º Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.
Lula também minimizou a decisão da Petrobras de reduzir o fornecimento de gás para as distribuidoras do Rio de Janeiro. “Aconteceu um probleminha de gás natural no Rio de Janeiro e parece que acabou a energia no mundo. Não acabou. Este país tem energia garantida até 2012”, disse. Com informações da ABI e da Agência Brasil.