Consumo de energia elétrica subiu em 2007


Carga de energia no Sistema Interligado Nacional cresce 4,7% em 2007, diz ONS


Valor Online


A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 4,7% este ano, na comparação com a carga média verificada em 2006. Este ano foram 49.706 MW médios, contra 47.473 MW médios no ano passado. As informações constam de dados preliminares divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


De acordo com o Boletim de Carga Anual do ONS, a estimativa de crescimento de 4,7% para 2007 é inferior aos 5,12% projetados pelo Banco Central para o avanço do PIB este ano, o que deverá requerer análises mais detalhadas, principalmente quanto ao aumento da participação da autoprodução de energia por grandes consumidores, inclusive em processos de co-geração, e maior participação no consumo de setores menos intensivos em energia, como o setor de serviço, segundo a nota divulgada pelo ONS.


Em relação às regiões consumidoras, o maior avanço virá, segundo o Operador, do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, responsável por 62% do SIN, que deve fechar 2007 com crescimento de 5%. O subsistema Sul terá crescimento de 4% este ano, enquanto o Nordeste crescerá 4,8% e o Norte avançará outros 3,7%.


Rafael Rosas,Valor Online


Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *