O favorecimento às térmicas no Plano Decenal de Energia


Recebemos do Eng eletricista Ivo Pugnaloni, do Paraná,uma copia do seu trabalho, contendo 18 páginas ( em pdf). Devido às dificuldades em reproduzí-lo na íntegra, colocamos abaixo o resumo dos assuntos tratados. As pessoas interessadas em ter o conteúdo completo, poderão dirigir email ao autor, que o enviará.


ILUMINA



UMA ITAIPU DE POLUIÇÃO, ENERGIA CARA E AQUECIMENTO GLOBAL.


DE QUEM SERÁ A CULPA PELO ENORME CRESCIMENTO DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL?



Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni, ivo@enercons.com.br




O fato.


1. Temos potencial hidráulico de sobra. Mas nos leilões da ANEEL e da EPE, há mais de 3 anos quase que só se compra energia de fonte fóssil.



As conseqüências.


2. Os impactos sobre as tarifas e o ambiente. A perda de competitividade da indústria brasileira, a geração de “Débitos de Carbono” e a chuva ácida.



A versão dos atuais responsáveis.


3. “A culpa é do setor ambiental”. E dos brasileiros que moram em favelas e “roubam energia”.



Versão de outros especialistas.


4. Existe favorecimento às térmicas. E descaso com hidroelétricas, as eólicas e com qualquer coisa que não consuma bastante combustível fóssil. E principalmente, bastante petróleo.



Resumo.


5. Um jogo de afirmações públicas que movimenta bilhões de reais e de toneladas de CO2.



O nosso dever de casa.


6. As obrigações do Governo, do Congresso, do Judiciário e da sociedade.



Não basta pôr o dedo.


< />7. A ferida precisa ser purgada. O Plano Decenal de Energia tem que ser conhecido e discutido pela sociedade. Isso não é assunto para se discutir em trinta dias. Ninguém quer essa “Itaipu de Poluição” que a EPE está planejando para nós.



O lugar das térmicas


8. Biomassa e emergenciais.



O paradoxo, a letargia e o inexorável.


9. Brasil, terra que tem palmeiras e onde canta o sabiá.


Onde os ambientalistas ficam mudos frente às


termoelétricas, as autoridades do setor elétrico parecem não gostar de fontes renováveis e os estudantes não estão nem aí, talvez porque o petróleo “já seja nosso”.



Nossas primeiras ações


10. Que fazer?


Frente à pressão da maquina de estado e ao peso da opinião dos “grandes atores” nos veículos de informação, alguns colegas nos perguntam: “mas somos tão poucos e tão pequenos frente ao sistema”, que poderemos fazer?Algumas idéias já surgiram nesses dias.



a) Emergencialmente, enviaremos petição à EPE solicitando a prorrogação do prazo da consulta pública.


b) Em caso de resposta negativa ou não recebamos resposta da EPE, entraremos com Mandado de Segurança junto à Justiça Federal.


c) Solicitaremos marcação de Audiência com o Presidente da República para entregar documento alertando desses fatos e pedindo providencias.


d) Solicitaremos à Comissão de Minas e Energia da Câmara e à Comissão de Infraestrutura do Senado a realização de uma Audiência Pública em cada uma das casas do Congresso sobre o Plano Decenal.


e) Realizaremos reunião em São Paulo ou Rio para estabelecer uma forma institucional adequada a um movimento nacional contra a perda de qualidade da matriz energética brasileira.


f) Criaremos um suporte de internet que permita não só a discussão e difusão do tema na sociedade, mas a organização de núcleos locais e estaduais do movimento.


g) Enviaremos texto de esclarecimento e convite a todos os sindicatos patronais e de trabalhadores, suas federações e confederações, às universidades e organizações sociais, para que se engajem na discussão do tema.


h) Enviaremos ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas uma correspondência solicitando a designação de uma equipe técnica para avaliar quanto a sua sustentabilidade, o Programa Decenal de Energia Elétrica do Brasil.


i) Enviaremos a todos os sindicatos e associações de professores universitários, do ensino médio e fundamental, a todos os centros acadêmicos, pedindo que eles discutam o Plano Decenal em sala de aula como parte das disciplinas relacionadas ao meio ambiente, à engenharia, à economia, à geografia, ciências, etc.


E Você ? Vai ficar aí parado? Junte-se a nós! Envie sua contribuição e participe:


democratizacaoplanodecenal@googlegroups.com


Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *