GLOBO ON – PLANTÌO-19.03.97
BRITO: GOVERNO QUER RAPIDEZ NA REESTRUTURAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
BRASÍLIA. O ministro de Minas e Energia, Raimundo Brito, disse há pouco, na abertura do seminário sobre a reestruturação do setor elétrico que a partir da consolidação do projeto de reestruturação, o Governo pretende implementar as medidas com rapidez. No seminário, está sendo apresnetado um relatório parcial do trabalho elaborado pelos consultores internacionais liderados pela Coopers & Lybrand, que teve início em agosto do ano passado. Em maio, o projeto completo deve ser submetido ao ministro.
O projeto de reestruturação do setor elétrico define o novo modelo comercial e uma nova estrutura institucional para o setor, com o objetivo de ampliar a sua eficiência. Segundo o ministro, a implementação do projeto acabará com a hipótese de racionalização de energia elétrica no país.
O ministro disse que o Governo irá contratar em breve uma consultoria para a privatização dos ativos de geração de Furnas e da Eletrosul e, logo em seguida, da Chesf e da Eletronorte.
Brito disse ainda que o Governo já está com estudos avançados para a criação da Agência Nacional de Energia Elétrica, já aprovada no Congresso. A política do Governo, segundo o ministro, será de descentralizar a atividade para os estados.