O ILUMINA concedeu à TV GLOBO entrevista para ser exibida em uma série de programas sobre o setor elétrico durante o "BOM DIA BRASIL". Os programas foram ao ar nos dias 21/12 até 24/12, meses após a entrevista. O resultado foi decepcionante. Nem a identificação do ILUMINA nem a do técnico que concedeu a entrevista foi devidamente feita. O ILUMINA não foi sequer citado. Além disso, as poucas declarações que foram ao ar serviram de "escada" para respostas do pensamento oficial. Sempre posteriores, as colocações favoráveis à privatização ficaram sem contestação e na realidade o programa não explicitou as alternativas que foram amplamente discutidas e expostas à jornalista.
Infelizmente todo o esforço que o ILUMINA têm feito para divulgar as idéias que viabilizam alternativas para o setor elétrico é completamente desperdiçado em ocasiões como essa.
Ainda aguardamos a oportunidade de divulgar de forma igualitária as ídéias que se contrapõem à visão oficial.
O ILUMINA pede desculpas à seus associados mas afirma a impossibilidade de se monitorar o uso que a imprensa faz de suas declarações. Estaremos atentos à novos "tiros pela culatra".
Roberto P. D’ Araujo
Diretor do ILUMINA